De nada adianta investir em um bom shampoo e condicionador, se você não optar pelo melhor finalizador para cabelo.
Sim, por que a falta de atenção com essa etapa tão fundamental de cuidados com os cabelos nos leva a decepção quanto ao resultado final.
Várias leitoras aqui do blog nos enviam e-mails com dúvidas super semelhantes, sobre o por que elas investem em produtos como shampoo, condicionador e até máscaras de tratamento super caras, mas o cabelo não fica com o mesmo resultado do salão.
E a resposta para essa dúvida se transformou no artigo de hoje, já que várias pessoas assim como você busca uma solução eficaz para um cabelo bonito, saudável e natural!
Talvez tudo o que está faltando na sua rotina de beleza seja “o produto”, o melhor finalizador para cabelos.
Para saber mais sobre ele, como utilizar, seus benefícios e conhecer o melhor da categoria continue sua leitura!
Antes de mais nada você precisa entender o que é um finalizador, e para o que ele serve, assim você entende a importância em ter o produto assim sempre na sua bolsa.
Como o próprio nome sugere o finalizador deve ser usado para finalizar seu penteado, seja após algum processo ou não.
As funções vão variar de produto para produto, você pode escolher um de acordo com o que seu cabelo precisa.
Para você ter uma ideia, existem finalizadores que tem como função proteger os fios de agentes agressores externos como, por exemplo, sol e poluição.
Alguns servem para fixar melhor e por mais tempo seu penteado, nesse caso você pode encontrá-los em duas versões em spray e mousse.
Se fixação é o que você precisa vai gostar bastante desse produto, por que ele realmente deixa o penteado intacto por todo o dia sem pesar.
Outro tipo de finalizador bem comum são os que possuem proteção térmica, esses precisam ser usados antes da exposição dos fios ao calor seja no secador, prancha ou babyliss.
Veja na tabela abaixo algumas das nossas escolhas:
Como você viu listamos diferentes tipos de finalizadores, na verdade, os melhores do mercado.
Mas existem também outros produtos em diferentes texturas que você pode gostar.
Para você saber identificá-los e avaliar se é a sua melhor escolha, vamos explicar a diferença de cada um, veja:
Um dos finalizadores mais conhecidos é o Leave-in.
Ele é indicado para quem está precisando de uma forcinha extra, sabe?
Ele também é super indicado para quem costuma finalizar o penteado com o secador, chapinha ou babyliss.
Mas, é sempre importante dar uma olhada antes de comprar para ter certeza que o produto possui proteção térmica e se protege dos raios UVA e UVB.
Quem tem cachos também costuma gostar do produto já que ele ajuda bastante no quesito controle de volume.
Se você tem fios oleosos deve evitar ao máximo esse tipo, agora se apenas a sua raiz for oleosa o recomendado é que se for utilizar um Leave-in, aplique apenas nas pontas.
Com uma rápida busca você vai ver que existem diferentes Leave-ins no mercado, com certeza um para sua necessidade:
Se você tem cabelos cacheados busque produtos apropriados, para garantir que o resultado será o esperado.
Digo isso porque algumas pessoas acabam usando o leave-in e se decepcionam.
Isso acontece porque esses produtos normalmente reduzem o volume dos cabelos, deixando-os mais lisos, mesmo que sejam indicados para cabelos com cachos.
Os ativadores de cachos são bem diferentes, por isso são a melhor opção para quem possui esse tipo de cabelo, já que eles deixam os fios mais leves e agregam mais movimento, além de hidratar as pontas, remover o frizz e definir.
Se o seu cabelo for crespo, essa também é uma boa opção, já que eles vão hidratar seus cabelos da raiz às pontas.
Se você ama cabelos volumosos, mas tem uma certa dificuldade para conseguir o resultado, o finalizador em mousse pode ser a sua solução.
Eles não possuem óleo em sua fórmula, então podem ser utilizados em qualquer tipo de cabelo, tanto na raiz, comprimento e pontas.
Você pode utilizá-lo tanto antes da escova para que sua raiz fique mais volumosa, como também antes do babyliss para que seja mais rápido e simples formar as ondas, ou antes, da chapinha para otimizar o efeito liso.
É comum que você também encontre níveis de fixação para esses produtos, os mais fracos são perfeitos para cabelos curtos e os mais fortes para quem tem cabelos compridos ou grossos.
O creme de pentear é um dos finalizadores mais utilizados, principalmente para modelar os cachos.
Ele é perfeito para desembaraçar e dar emoliência aos fios, além de hidratar, nutrir e restaurar os cabelos.
Sua consistência é bem levinha, e isso faz com que os cachos fiquem bem mais soltos, mas isso não é uma regra, afinal tudo depende da composição do produto.
Aqui entramos na categoria de produtos mais oleosos, e que são super indicados para reparação das pontas dos cabelos, principalmente para quem tem pontas duplas.
Eles também ajudam a reduzir o frizz, agregar mais brilho e prolongar o resultado da escova ou chapinha, já que protege contra a umidade.
Se seus fios estão ressecados, sem brilho, ou sofreram agressões originadas de químicas, esses produtos são uma ótima escolha.
Mas é importante destacar que apesar de indicados para esses tipos de cabelo, eles não são tratamentos, hidratantes ou qualquer tipo capaz de recuperar os fios, eles apenas funcionam como uma espécie de camuflagem.
Trata-se de finalizadores super indicados em penteados, por conta da sua alta fixação.
Eles costumam controlar o frizz e dão todo um destaque que suas pontas precisam, além de serem excelentes para quem tem fios repicados ou até franjas.
Se você tem cabelos curtos ou médios vai perceber que esse é um dos produtos que vai experimentar e não vai deixar faltar na sua necessaire.
Temos aqui um produto com alto poder de fixação, bem superior que as pomadas e as ceras, sendo indicado para penteados que em hipótese alguma podem sair do lugar como festas, casamentos, formaturas, etc.
Como dito, sua eficiência é realmente alta e normalmente é bastante utilizado pelos profissionais.
Eles são classificados pelo nível de fixação, sendo: baixo, médio, forte e extra-forte.
Se você sofre para conseguir formar cachos com o babyliss ou mantê-los por mais tempo, a ideia é utilizar o Hairspray, sem dúvidas ela vai acabar com esse problema.
É um produto como o próprio nome sugere em spray, e ao ser aplicado dá aos fios um efeito mais seco.
Você viu que existem vários tipos de finalizadores no mercado, cada um com suas variações, texturas e funções.
Apesar de toda essa variedade, você não pode escolher qualquer um e sair aplicando nos seus cabelos, afinal nem todos serão adequados para eles.
Para você não errar na hora de escolher resolvemos detalhar um pouco sobre qual o melhor finalizador para cabelos para você, de acordo com o tipo do seu fio, veja:
Você pode identificar fios lisos ou ondulados ao perceber que eles são bem mais oleosos e possuem menos volume.
Diante dessas características o mais indicado é sempre optar por produtos que possam controlar esses pontos, ou seja, controlar a oleosidade e caso você queira, aumentar o volume.
Se você tem esse tipo de cabelo vai se dar bem com os óleos, os leave-ins mais líquidos, os séruns e os defrizantes, mas sempre tendo muito cuidado com a quantidade e nunca aplicar na raiz, para que não piore a oleosidade dos fios.
Agora se o que você quer é mais volume ou textura escolha a cera, ou o spray fixador.
Evite o creme de pentear e o ativador de cachos por que eles pesam bastante esse tipo de cabelo, além de dar um aspecto gorduroso, sabe?
Se você quer arrasar com ondas bem definidas, você pode recorrer aos produtos que são emolientes, ou que sejam indicados de fato para cabelos ondulados.
Normalmente os cabelos crespos ou cacheados são mais ressecados que os outros, principalmente as pontas.
Isso ocorre porque os óleos naturais não conseguem chegar em todo fio por conta dos cachos, é por isso que precisam sempre de hidratação e nutrição.
Se esse é seu tipo de cabelo sua melhor escolha será os produtos mais encorpados, como, por exemplo, o creme de pentear e o ativador de cachos.
Esses produtos têm em sua composição ingredientes que irão ajudar na reposição dos nutrientes essenciais, além de manter a umidade natural dos cabelos.
Viu a quantidade de diferenças que podem impactar na finalização?
Por isso é de suma importância que você observe cada característica dos seus fios antes de escolher o melhor finalizador para cabelos.
Isso vai garantir madeixas lindas e com qualquer problema existente controlado.
Como você viu existem diferentes tipos de finalizadores, e que a melhor forma de escolher é pelo tipo de cabelo que tem.
Além disso, cada um deles tem uma maneira correta de aplicação, que também vai variar de acordo com o tipo do fio.
Por isso, leia com atenção as instruções de aplicação que indicam a melhor forma de uso para cada tipo de cabelo.
Novamente, o que vai definir qual a frequência ideal de aplicação do finalizador são as características do seu cabelo.
Por exemplo, como seu cabelo fica após a aplicação? Qual textura apresenta? Após responder essas perguntas você mesma vai entender qual a melhor frequência, quando de fato seu cabelo vai precisar do produto.
Existem tipos de cabelo específicos que precisam de mais atenção quanto a hidratação, como é o caso dos afros e cacheados.
Para eles o ideal é utilizar finalizadores diariamente, e caso sinta um aspecto de ressecamento ao longo do dia, pode aplicar novamente sem problemas.
Agora quem tem os fios mais oleosos o ideal mesmo é aplicar o finalizador logo após sair do banho, ou quando realizar procedimentos com aparelhos de alta temperatura.
Lembra que falamos logo acima que a frequência deve ser definida como a forma que seu cabelo reage ao produto?
Basicamente a forma como o cabelo deve estar no momento da aplicação funciona da mesma forma.
Por isso no geral o melhor é seguir as instruções do produto, caso seguindo as instruções o cabelo não fique com o aspecto esperado, faça o inverso.
Por exemplo, a indicação diz para aplicar em cabelos secos, se no seu fio não ficou bom, tente aplicar com eles úmidos, afinal cada cabelo reage de forma diferente.
Alguns produtos que indicam aplicação tanto em cabelos úmidos como em secos são os ativadores de cachos, e até alguns cremes e leave-ins.
Já os que são em óleo e sérum, devem ser utilizados apenas em cabelos secos, do contrário podem danificar o fio.
O Spray fixador e a cera, apesar de também serem finalizadores devem ser utilizados com muita moderação, o ideal mesmo é que utilize apenas em datas comemorativas em que o penteado intacto se faça necessário.
Isso porque o uso frequente pode acabar causando o ressecamento e até embaraço dos fios, já que possui alto poder de fixação.
Por isso, além da moderação, não deixe de utilizar um bom creme de hidratação para evitar que os cabelos fiquem danificados.
Sobre quantidade, pode até parecer repetitivo, mas novamente o que vai definir qual a quantidade do produto que deve ser aplicado, é o tipo escolhido e as características do cabelo.
Se os seus são mais ressecados, a quantidade deverá ser mais generosa.
Se eles são oleosos, você já deve ter mais cuidado, aplicando uma quantidade mais reduzida para evitar o aspecto pegajoso.
Os produtos que tenham um aspecto mais encorpado, são os mais indicados para os cabelos ressecados, como dissemos anteriormente.
E esses tipos podem ser aplicados na quantidade que você achar melhor.
Já aqueles que possuem um aspecto oleoso ou líquido, devem ser regulados e não devem ser aplicados em grandes quantidades para não pesar.
Agora que explicamos as diferenças de cada tipo de finalizador, quais suas funcionalidades, quais que são mais indicados para cada tipo de cabelo e até a melhor forma de utilizá-los, chega o momento de escolher, certo?
Mas, como tomar a decisão? Só nessa lista existem 7 produtos excelentes que até confundem, não é?
Pois bem, por que somos muito bonzinhos listamos os principais pontos, questões que devem ser avaliadas na hora da escolha.
Responda de acordo com suas necessidades que será bem simples chegar ao melhor finalizador para cabelos para você!
Já deixamos bem claro nesse artigo qual finalizador é mais indicado para cada tipo de cabelo, mas é claro que tudo isso pode variar muito.
Por isso, na dúvida o melhor é testar a funcionalidade no seu fio.
Mas, aqui está o diferencial, sempre procure testar produtos que realmente são indicados para o seu tipo de cabelo (seja ele cacheado, afro, ondulado, liso, oleoso, ressecado, etc).
Sempre escolha o que você achar que mais resolverá o seu problema.
Dessa forma existem menos chances de utilizar produto demais.
Outro ponto fundamental é a forma de aplicação que como vimos, quando não é realizada da forma correta pode acabar resultando em fios danosos.
De nada vai adiantar comprar o produto ideal para o seu cabelo, e aplicar da maneira mais indicada se o produto escolhido não for de alta qualidade.
Não adianta tentar economizar na hora de cuidar dos fios, o essencial é sempre buscar por marcas reconhecidas no mercado e que de fato tenham uma boa reputação em relação a resultados.
Na dúvida, a melhor coisa é sempre escolher as marcas mais tradicionais ou até mesmo as mais recentes que já possuem um bom feedback dos especialistas.
Quem pode também sempre indicar bons produtos de acordo com seu tipo de cabelo é o seu cabeleireiro, peça sempre a opinião de um profissional da área.
Ainda seguindo o mesmo pensamento do tópico anterior chegamos nas avaliações.
O que os outros consumidores estão falando sobre o produto? Ele de fato entrega aquilo que a marca se propõe?
Ter a visão de especialista é excepcional, mas ter a visão de outros compradores, de compradores reais que de fato estão registrando suas opiniões, pode ser decisivo na hora da compra.
Verifique em lojas estabelecidas no meio digital como, por exemplo: Natura, Boticário, Avon, Sephora, entre outras.
Nessas lojas você pode verificar a opinião dos compradores e ver as notas dos produtos.
Com isso você tem de fato uma visão se deve ou não comprar aquele finalizador.
Saber a composição do produto é extremamente importante na hora de definir qual o melhor finalizador para cabelos.
Se os seus fios forem mais ressecados e precisarem de produtos que tenham em sua composição ativos hidratantes, você já sabe que deve escolher aquele que se encaixe melhor na sua necessidade.
Se no seu caso o que você precisa é a redução de frizz e recuperação do brilho, procure por produtos que tenham ingredientes que colaborem para isso.
Esses são apenas dois pontos que fazem a composição ser tão importante, mas existe também o fator atenção, já que alguns produtos podem conter componentes que podem ser maléficos para o seu tipo de cabelo.
Por isso na dúvida sobre algum ingrediente faça uma breve pesquisa, isso evita qualquer tipo de dano ao fio além de decepções referente a um produto adquirido.
A Kérastase é uma marca com qualidade inabalável e que de fato entrega o que promete.
Não seria diferente com seu leave-in, que é responsável por proteger os fios de temperaturas até 230°!
Além disso, ainda reduz, quase eliminando por completo o frizz, disciplinando sem impactar no movimento dos fios.
O produto conta com tecnologia exclusiva, que possibilita a remodelagem dos cabelos por várias vezes, permitindo que você cria diferentes penteados, tudo graças a sua ação reativada através do calor.
No final você conquista um cabelo com leveza, sem frizz e com perfume delicioso.
Esse é um finalizador que não entrega apenas uma camuflagem, mas atua também na hidratação dos fios, já que recupera a umidade dos cabelos.
Ele é super indicado para quem tem as madeixas mais secas, ressecadas e até mesmo danificadas.
Ele atua na hidratação e reparação profunda das cutículas dos fios, com isso traz leveza, muito mais brilho e maciez.
Sua fórmula é rica em complexo Hidramínico marinho, é associada a aminoácidos fundamentais para a hidratação.
Entre os aminoácidos da fórmula está o Peptídico Bio Avançado que repara e protege os cabelos.
Você pode utilizá-lo tanto como um tipo de revitalizante em cabelos com cachos ou mais secos, como também uma loção de corte, protetor térmico e até mesmo uma hidratação para os cabelos masculinos.
Temos aqui um produto que é considerado por muitos como o melhor finalizador para cabelos, por ter em sua fórmula o precioso óleo de Patauá.
Ele nutre e repara os cabelos através da selagem das cutículas, além de reduzir o frizz.
Contém também proteção aos raios solares, além de proteção térmica, evitando assim o ressecamento e agregando mais maciez e brilho.
A extração do óleo de Patauá é artesanal, e esse ingrediente é o responsável por repor os lípidos dos fios danificados, nutrindo e reparando a fibra capilar da raiz até as pontas.
O Leave In Siàge possui a exclusiva tecnologia Affinité 3D que atua envolvendo o fio e repõe todos os ativos em seu interior, fazendo com que sua liberação aconteça de maneira gradual.
Na verdade, sua atuação acontece ao longo de todo o dia, restaurando a vida dos fios e recuperando a massa perdida, fazendo com que os cabelos se tornem mais bonitos e saudáveis.
Após a aplicação você vai perceber que ao decorrer das horas suas madeixas estarão com mais corpo e macias.
Esse é um Leave In que funciona como um creme rejuvenescedor, recuperando qualquer cabelo.
Você pode potencializar os resultados utilizando os outros produtos da linha.
Uma das melhores opções para quem quer um cabelo mais liso sem o aspecto pesado.
O Protetor Térmico Match Respeito aos Lisos é indicado tanto para quem tem lisos naturais, quanto para quem tem lisos por química ou alisamento mecânico.
Ele tem alta proteção térmica, e funciona como um DD cream, que além de atuar na defesa diária contra altas temperaturas da prancha e do secador, por exemplo, ainda bloqueia a umidade.
A textura desse produto e bem levinha, e além de proteger dos riscos do calor ele ainda prolonga o liso, garantindo um brilho de dar inveja!
Esse aqui é bem específico, e se você tem cabelos loiros ou grisalhos esse é o melhor finalizador para cabelos.
Ele trabalha na restauração dos fios enquanto matiza logo na primeira aplicação, e ainda protege contra novos amarelamentos.
Possui proteção aos raios UV, agrega mais força e proporciona brilho intenso aos cabelos.
É um bom produto para o preço em que é vendido, ele entrega vários benefícios por um preço bem popular.
Protege contra a umidade, e reduz o frizz, proporcionando um efeito liso por mais tempo.
O cabelo também fica com um aspecto bem macio e suave, mas os resultados não são imediatos, e podem ser notados apenas após uma semema de uso.
Ele não deixa os cabelos oleosos e ajuda a reduzir o volume.
O desembaraço também é bastante facilitado.
Cuidar dos fios não é uma tarefa difícil ou cansativa quando você tem as informações corretas e segue exatamente as indicações do fabricante, além de dicas extras como essas que listamos no artigo de hoje.
Está cada vez mais fácil cuidar dos fios em casa já que vários produtos possuem todo o processo de indicação no seu verso, o que facilita bastante até mesmo para as pessoas que não têm muito conhecimento na área.
Usando os produtos corretos e da forma correta você vai conquistar cabelos cada vez mais bonitos e saudáveis.
Com o tempo vai perceber que essa rotina de cuidados pode ser até divertida e recompensadora.
Salve esse artigo siga todo o passo-a-passo que te ensinamos hoje e depois nos conte aqui nos comentários os resultados.
Para ajudar outras amigas compartilhe também nas suas redes sociais.
Logo voltamos com novidades grande,
Grande Abraço.