Você sabe qual é a função do colágeno hidrolisado em cápsula? Muitas gatinhas vivem me perguntando quais produtos usar para combater a flacidez e prevenir o envelhecimento precoce.
Foi por conta disso que resolvi explicar aqui no Portal da Diva como é fácil deixar pra trás todos esse problemas com apenas um único produto!
O colágeno hidrolisado em cápsula é uma proteína que traz vários super benefícios para o nosso corpo, como a diminuição de rugas e flacidez, auxilia na saúde dos ossos e das articulações, até mesmo fortalece os cabelos e as unhas! Legal, né?
Existem alguns tipos de colágeno, e cada um dele tem uma função específica. Para quem ainda não tem 25 anos, o colágeno não precisa ser uma preocupação, pois o organismo ainda produz a proteína de maneira suficiente, representando aproximadamente 30% das proteínas do corpo.
Algumas pessoas têm uma rotina super corrida e estressante , o que acaba fazendo com que vários problemas apareçam, mesmo tento 20 e poucos anos. Se for o caso converse com o seu médico e veja com ele sobre a possibilidade de fazer essa suplementação.
Se você tem mais de 25 anos vai perceber que com o passar do tempo essa produção de colágeno diminui a cada ano e, então, surgem os famosos pés de galinhas, a pele fica mais flácida e com celulites, fora as dores que a cada ano parecem piores e demorar mais a passar, né?
Por conta disso que a reposição é tão importante e super recomendada! Claro que além da suplementação, é importante continuar incluindo na dieta alimentos ricos em colágeno e/ou os que ajudam a absorver melhor o colágeno hidrolisado em cápsula.
Existem alguns tipos e formatos de colágeno hidrolisado ou não, com efeitos diferentes e muitas finalidades. Por isso é importante encontrar um que dê aquele ”match perfeito”!
Com o passar dos anos, as funções do nosso organismo vão “perdendo a força”, deixam de ser super eficientes, começam a ficar mais lentas e em muitos casos até deixam de cumprir com o que deviam.
O colágeno é uma espécie de macromolécula que as células produzem ou, que também, pode ser ingerido.
Sua principal função é estruturar e sustentar nossos tecidos e, como nosso corpo está em constante mudança ao longo da vida, chega um momento que as células reduzem a produção dessa substância.
Além dessa redução, o sistema vital passa a ter mais necessidade do colágeno que a nossa pele.
Então, uma parcela dessa produção, que já é baixa, para de ir para a pele e vai para outras partes do nosso corpo. Por isso, a pele fica com aparência envelhecida, começam as dores e você perder massa magra.
Somente a alimentação não consegue mais suprir a falta das enzimas que fazem o organismo produzir mais colágeno.
Vem daí a necessidade de repor o que falta com o colágeno hidrolisado em cápsula, pois é ele que dará todo o suporte necessário para que o nosso corpo continue funcionando perfeitamente.
Como já falei, o colágeno é uma proteína que temos na pele, nos tecidos e nos ossos, ele é responsável por manter tudo no lugar, dando firmeza e elasticidade.
Existem vários tipos de colágenos e cada um deles tem funções diferentes. Separei 2 tipos de colágeno hidrolisado em cápsula, que vão te ajudar e entender melhor essas divisões e para o que eles servem, vamos lá?
O colágeno hidrolisado é a forma pré processada dos colágenos tipo 3 e/ou 1. Essa é a forma que o nosso organismo costuma absorver mais rápido! Por causa disso, é muito indicado pelos especialistas para dar aquele up na firmeza e na elasticidade das camadas mais profundas da pele.
Ah, ele é uma substância 100% natural, por conta disso é liberada pela ANVISA para comercialização e livre consumo, inclusive sem que você precise, obrigatoriamente, de prescrição médica. Além da versão em cápsulas, que eu prefiro, você também pode encontrar em pó.
Para te explicar esse, vamos ter que passar por uma mini aulinha de química, hahaha.
Essa versão do colágeno, também é chamada de Pepto colágeno, e é o resultado da quebra de moléculas de proteína em partículas ainda menores, que são altamente hidrolisadas em aminoácidos.
Essas moléculas são de alta absorção no intestino e promovem vários benefícios no organismo, como por exemplo:
Ainda existe os que, para ficar mais fácil, costumo chamar de não hidrolisados. Explico abaixo um pouquinho sobre eles.
Esse tipo de colágeno é fabricado a partir de um processo não enzimático, com as temperaturas mais baixas para não hidrolisar a molécula.
Diferente dos anteriores, ele é mais indicado para o tratamento de Osteoartrite de origem autoimune e a Artrite reumatóide.
Esse é considerado como colágeno in natura, é aquele que, geralmente, ingerimos quando consumimos os alimentos de origem animal. Dessa forma, ele é “quebrado pelo organismo” durante a digestão para que possa ser absorvido pelo nosso corpo.
E por último, esse é um tipo de colágeno que vem através de um processo que é quase não usado mais, que é, basicamente, aquecer a proteína para separar os seus aminoácidos. Porém, muito dos seus princípios são perdidos durante esse preparo. Ou seja, não vale a pena.
Já falei isso por aqui, mas não custa nada repetir, hahaha. Para que você possa definir qual é o melhor colágeno hidrolisado em cápsula, é preciso saber a finalidade do seu uso. Ou seja, o que te leva a tomar essa substância?
São tantas as razões para as pessoas entrarem no mundo mágico dos colágenos, pode ser por recomendação médica ou nutricional, para se manter saudável, por conta de algum tratamento específico de pele ou, até mesmo, as articulações.
Ao conseguir definir qual é a razão para tomar o colágeno hidrolisado em cápsula, ficará muito mais fácil escolher qual é o produto que você deve comprar!
Em geral, essa proteína é retirada do couro e das cartilagens de animais bovinos e suínos, é isolada do tecido escolhido como matéria prima, depois é processada para se tornar colágeno hidrolisado em cápsulas que você conhece e ama, ou ainda vai amar!
O colágeno é quebrado em pedaços bem menores, chamados peptídeos, que são absorvidos mais rápido pelo nosso organismo. E através desse colágeno hidrolisado é que fazem os peptídeos bioativos, que são absorvidos ainda mais rápido pelo nosso metabolismo.
E esses que são de peptídeos bioativos podem ser direcionados para regiões específicas. Resumindo, existem duas categorias de suplementos de colágeno: os de colágeno hidrolisado (não específico) e os peptídeos bioativos (específicos e com maior absorção).
Ah, além disso tudo o que falei, você ainda deve considerar outros aditivos presentes nas fórmulas do seu colágeno hidrolisado em cápsula, como o carboidratos, os corantes e os aromatizantes, quando tem, que podem ser prejudiciais a sua saúde se consumidor por muito tempo.
Para quem está em busca de praticidade, segurança e facilidade, o colágeno em cápsula é a resposta! Afinal a nossa rotina é muito corrida e ninguém merece ter que ficar um tempão fazendo com que o colágeno misture na água! Já sofri com isso, acreditem, hahaha.
A dose diária recomendada é de 8 a 10 gramas, mas verifique na embalagem do seu produto qual é a indicação do fabricante ou siga as orientações que o seu médico passou. Siga corretamente para que você possa alcançar os resultados desejados super rápido.
Existem suplementos a base de colágeno com finalidades muito diferentes, por isso fique atento se o que você está buscando de fato pode ser atendido pelo colágeno hidrolisado em cápsula! Afinal, não adianta sair tomando qualquer tipo de colágeno e achar que todos os problemas serão resolvidos.
PRÓS:
O colágeno hidrolisado vai ajudar o seu corpo a produzir o colágeno natural e com isso você terá vários benefícios. Costumo falar que é como se você tomasse a poção de juventude, hahhaa.
Ao tomar a proteína, você vai prevenir o envelhecimento precoce, acabando com as rugas e aparência abatida da pele, vai diminuir o aparecimento de celulites e estrias, vai acabar com a flacidez e ajudar com os problemas nas articulações.
Sem contar com os benefícios que o colágeno hidrolisado em cápsulas traz para as unhas e o cabelo!
CONTRA:
Vou falar duas coisas que eu não considero como defeito, mas para muitas pessoas podem ser vistos como um problemão. O colágeno não age de imediato, é preciso ter paciência e persistência!
Não adianta tomar nas dosagens erradas, não adianta esquecer e muito menos parar no tratamento. Para que você possa medir os resultados é necessário tomar por pelo menos 6 meses e NUNCA esquecer.
Quando me fazem essa pergunta, eu só posso responder por como o meu corpo reagiu ao suplemento, né?
Então comigo o da Max Titanium foi o que funcionou melhor, deu super certo com as minhas necessidades e muito mais!
Converse com o seu médico e faça uma análise para saber qual será o melhor para o que você está precisando. 🙂
Gosta de dicas como essa? Acesse muito mais aqui!
Beijos!