Review

Conheça Os Melhore Esfoliantes Corporal

Por:
Dani Jardim

Há alguns dias escrevi um post falando sobre os melhores esfoliantes para o rosto e muitas gatinhas vieram me perguntar qual seria o melhor esfoliante corporal. Mas, antes de sair listando os best-sellers, é necessário entender a importância da esfoliação da pele do corpo.

Esfoliar a pele é um dos passos mais importantes no cuidado diário da pele. Escolhendo produtos de qualidade e fazendo da maneira correta você poderá ver e sentir verdadeiros milagres na sua pele.

Com a esfoliação é possível eliminar as células mortas, limpar os poros, diminuir a oleosidade, melhorar a textura da pele, evitar que os pelos encravem e melhorar a absorção dos outros cosméticos, deixando a sua pele mais saudável, lisinha e com aquele brilho lindo!

Um verdadeiro sonho, né? Para te ajudar a encontrar o melhor esfoliante corporal, separei algumas dicas aqui no blog que serão decisivas na hora de escolher o seu favorito. Vamos lá?

Esfoliação química ou física?

O melhor esfoliante corporal é capaz de regenerar a pele e rejuvenescer.

O melhor esfoliante corporal é capaz de regenerar a pele e rejuvenescer.

O esfoliante físico, também chamado de manual, é aquele que retira as células mortas da pele usando o atrito físico. Para isso você pode usar uma esponja ou produtos que tenham grânulos.

Já o esfoliante químico é feito com ativos que fazem a remoção celular, como ácido, enzimas e retinóides. É como se essas substâncias dissolvessem o que mantém as células mortas juntas, sem que precise esfregar.

Existem muitos ativos químicos fortes por aí, então antes de sair usando algo mais forte na sua pele, consulte um dermatologista, tá? Só eles podem dizer o que é melhor para o seu tipo de pele e eventual problema.

Como encontrar o melhor esfoliante corporal?

Assim como para o rosto, você deve saber qual é o seu tipo de pele. Só dessa maneira poderá escolher corretamente o esfoliante!

Abaixo eu listo as principais características dos tipos de pele, leia com atenção cada uma delas e analise qual é o seu tipo.

  • Pele seca: menos elástica, tem áreas esbranquiçadas e descasca com mais facilidade
  • Pele normal: tem os poros menores, tem áreas mais oleosas e outras mais secas
  • Pele oleosa: apresenta mais espinhas, principalmente nas costas, sensação pegajosa e poros de tamanhos variados
  • Pele sensível: fica irritada com facilidade, dependendo do produto ou tecido que está usando

Depois de conhecer a sua pele melhor, você precisa encontrar um esfoliante que respeite as características dela e que lhe traga benefícios.

Para esse desafio, escolhi quatro produtos que, no meu ponto de vista, se encaixam na categoria de melhor esfoliante corporal. São eles:

Veja a tabela abaixo:

Foto
Produto
Detalhes
Produto
Nossa escolha
Esfoliante Corporal Rêve de Miel
Nossa escolha

Esfoliante Corporal Rêve de Miel

Toque sedoso e hidratante:

Esfoliante Granado Castanha do Brasil

Esfoliante Granado Castanha do Brasil

Pele macia e renovada:

Nativa SPA Pitaya Açúcar Esfoliante Óleo Desodorante

Nativa SPA Pitaya Açúcar Esfoliante Óleo Desodorante

Promove brilho e cheiro revitalizante:

Esfoliante Corporal Ameixa e Flor de Cerejeira Tododia

Esfoliante Corporal Ameixa e Flor de Cerejeira Tododia

Limpa e nutre profundamente a pele:

Qual o jeito certo de fazer a esfoliação?

melhor esfoliante corporal no banho

A melhor forma de usar o esfoliante corporal é durante o banho.

É importante lembrar que o esfoliante corporal deve ser diferente do esfoliante para o rosto! E nunca deve usar um no lugar do outro, ok? Os de rosto, normalmente, tem menos hidratante, o que pode ressecar a pele do seu corpo.

Além do mais, o esfoliante corporal tem grânulos mais grossos, justamente para agirem onde a pele é mais resistente, como calcanhares, joelhos e cotovelos.

Para arrasar na esfoliação, preparei um mini passo a passo que vai ser um sucesso na sua rotina de beleza. Preparadas? Separe o seu melhor esfoliante corporal e vamos lá!

Confira o passo a passo:

  • Após o banho, quando a pele ainda estiver úmida, espalhe aproximadamente 1 colher (sopa) de esfoliante em cada braço. Faça UM POUCO mais de força nas áreas mais secas, como os cotovelos.
  • No colo, na barriga e nas costas, faça movimentos leves e circulares.
  • Nas pernas, vamos dividir em duas partes, ok? No primeiro momento pegue um punhadinho de produto e aplique nas coxas e joelhos. Faça movimentos circulares de cima para baixo. Ou seja, comece nas coxas e desça até os joelhos.
  • Continuando nas pernas, pegue a mesma quantidade de esfoliante e faça movimentos circulares dos tornozelos para os joelhos. Fazendo o movimento de baixo para cima.
  • Nos pés, dê prioridade aos calcanhares, fazendo um pouco mais de pressão. Como, normalmente, essa região tende a ser mais grossinha, repita esse processo até, no máximo, três vezes.
  • Depois enxague e use o seu hidratante preferido!

Prontinho! Não exagere na pressão exercida na hora da esfoliação e nem na quantidade de vezes por semana, mesmo que o seu produto seja o MELHOR esfoliante corporal, hein!

Segundo dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

“A esfoliação deve ser feita em movimentos circulares e suaves. A recomendação é que seja feita de uma a duas vezes na semana, sem excessos. Em alguns casos, podem ser feitas até três vezes. A escolha do produto vai depender do tipo de pele do paciente.”

Para te ajudar a reduzir as áreas mais ásperas do corpo, principalmente joelhos e cotovelos, escolha fórmulas químicas com ácido glicólico e/ou ácido salicílico.
Lembre-se que, se houver dúvidas, pergunte a um dermatologista, ok?

Ah, se perceber alguma irritação na pele, suspenda o produto até que melhore. Não vá fazer a louca e sair esfregando a pele que já está irritada!

Mesmo que seja o melhor esfoliante corporal do mundo, esses cuidados devem ser levados super a sério, hein!

O que levar em consideração na hora de comprar o esfoliante?

Para encontrar o melhor esfoliante corporal, você deve ficar atenta a três principais questionamentos:

  • É para qual tipo de pele?
  • É específico para o corpo?
  • Quais são as promessas?

Esses questionamentos devem ser respondidos de acordo com as SUAS necesidades. Então, o esfoliante deve ser específico para o seu tipo de pele ou deve ser para todos os tipos. Não use um produto para peles secas se a sua for oleosa.

Os esfoliantes para o rosto tem características muito diferentes do que os para o corpo. Mesmo que seja o melhor esfoliante corporal, ele não deve, de jeito nenhum, ser usado no rosto. Ou vice e versa.

Normalmente os de rosto são menos hidratantes e possui grânulos menores. O que não trará os melhores benefícios para o seu corpitcho! Então, não invente moda! Use o produto certo.

Lembra das promessas das embalagens? Eu sempre falo sobre elas e você deve levar a sério! Se você está atrás de um produto que reduza a oleosidade, procure por esfoliantes que sejam para peles oleosas.

Se o seu foco é um esfoliante mega hidratante, vá atrás daqueles que são para peles secas. Simples assim. 🙂

Analisando qual é o melhor esfoliante corporal?

Agora que você já conhece o que procurar nos esfoliantes corporais, vou te apresentar os meus queridinhos. Sabe aqueles que nunca saem do box do banheiro? hahaha.

Esfoliante Corporal Rêve de Miel
Toque sedoso e hidratante

Qualidade
Preço
Avaliação
Os produtos da Nuxe são daqueles que você guarda a sete chaves, uma por serem um pouquinho caros e outra por serem MARAVILHOSOS!

Com esse esfoliante é possível fazer uma esfoliação muito boa. Ele realmente limpa a pele, sabe? E sem ressecar ou descascar, pelo contrário. Enquanto você passa o produto dá pra sentir ele nutrindo todo o corpo.

Por ter uma textura parecida com geleia e açúcar, o momento da esfoliação fica mais refrescante e muito melhor de aplicar, pois desliza com facilidade enquanto você vai fazendo os movimentos circulares que a esfoliação exige.

Para quem procura um esfoliante que remove as células mortas e ainda nutre a pele, o Esfoliante Corporal Rêve de Miel é o melhor esfoliante corporal para isso!

Ahh, sem contar no cheirinho de mel que é de outro mundo!

Prós
Esfolia bem
Fácil de fazer os movimentos circulares
cheirinho de mel.
Contras
Preço alto.
Pro
Pro

Esfoliante Granado Castanha do Brasil
Pele macia e renovada

Qualidade
Preço
Avaliação
A Granado sempre arrasa nos produtos e, é claro, que o Esfoliante Granado Castanha do Brasil também ia ser sucesso, né?

Assim como o produto da Nuxe, o esfoliante da Granado também é super hidratante! Sua fórmula é enriquecida com manteiga de cupuaçu e óleo de castanha, ou seja, depois de esfoliar a sua pele fica uma delícia.

A textura é mais pastosa e os grânulos mais finos, mas mesmo assim é super tranquilo de espalhar o produto na pele úmida e basta um pouquinho para fazer uma esfoliação potente, o que é uma super vantagem, né?

Pelo que eu pude sentir, essa textura faz dele o melhor esfoliante corporal para quem está começando, afinal, é leve, mas pode vir a fazer uma esfoliação mais profunda, basta aumentar UM POUCO a pressão.

O cheirinho não fica por muito tempo na pele, então, se você está atrás de um esfoliante MEGA cheiroso, ele não é o mais indicado. Mas isso não é uma característica imprescindível de um esfoliante, então eu dou um desconto! hahah

Eu testei o de castanha do Brasil, mas a marca tem de vários aromas. 😉

Prós
Não precisa de muito produto
mais de um tipo de aroma
todos os tipos de pele.
Contras
Cheiro sai rápido.
Pro
Pro

Nativa SPA Pitaya Açúcar Esfoliante Óleo Desodorante
Promove brilho e cheiro revitalizante

Qualidade
Preço
Avaliação
Sabe aqueles produtos que enchem os olhos? O Boticário acertou em cheio com o Nativa SPA Pitaya Açúcar Esfoliante Óleo Desodorante. Além de ter uma cor linda, o produto tem um cheiro inconfundível!

Com um punhadinho do produto a pele já fica super cheirosa e muuuito esfoliada! Ao olhar a embalagem, não acreditei muito nos grânulos, mas realmente é açúcar e tem bastante, deixando o produto bem concentrado.

Por ser bem concentrado, você deve fazer a esfoliação suavemente para não se machucar, hein?! Mesmo nas áreas mais ressecadas ele opera verdadeiros milagres, mas vá com calma!

Outra coisa importante sobre esse esfoliante é o fato dele ser à base de óleo, então, depois de usá-lo você pode dispensar o hidratante. O que faz dele o melhor esfoliante corporal para as gatinhas de pele seca.

Prós
Super concentrado
pouco produto já resolve
cheirooso.
Contras
um pouco oleoso.
Pro
Pro

Esfoliante Corporal Ameixa e Flor de Cerejeira Tododia
Limpa e nutre profundamente a pele

Qualidade
Preço
Avaliação
Para continuar falando das marcas brasileiras que amamos, escolhi o esfoliante da Natura, que são expert no assunto de cosméticos com produtos bem brasileiros, né?

O Esfoliante Corporal Ameixa e Flor de Cerejeira Tododia é bem parecido com o do Boticário, tem a textura em óleo e as partículas esfoliantes são de açúcar e bem concentradas. A grande diferença entre os dois é o cheirinho.

Esse esfoliante da Natura tem um perfume mais suave, porém, mesmo sendo leve, fica na pele por horas! O que eu, particularmente, adoroo!

Ah, além do perfume que, mesmo levinho, dura horrores, dá pra sentir a pele de um jeito diferente! É como se ele estivesse mais nutrida e brilhante e, esse efeito, dura o dia todo.

E, de novo, quem tem pele seca já pode colocar na lista pra testar, porque tem grandes chances de ganhar na categoria de melhor esfoliante corporal pra vocês, hahah!

Prós
Super concentrado
pouco produto já resolve
cheiro suave, mas persistente.
Contras
um pouco oleoso também.
Pro
Pro

Qual é o melhor esfoliante corporal pra investir?

Não é um escolha super fácil, afinal, cada esfoliante tem as suas características e propostas, né? Mas, se eu tivesse escolher apenas UM desses esfoliantes, eu iria por aquele mais coringa de todos, o da Granado.

Ele é o tipo de esfoliante que dá pra fazer uma esfoliação mais leve até uma mais pesada, então é para aqueles váários momentos que a nossa pele passa, entende?

O Esfoliante Granado Castanha do Brasil é perfeito para quem está na dúvida sobre qual escolher. Além do produto ser indicado para todos os tipos de pele, tem um preço ótimo e é livre de corantes e parabenos. Ou seja, só coisas boas, né?

Já usou esse tipo de produto? Pra você, qual é o melhor esfoliante corporal?

Essas dicas são sempre muito úteis. É por isso que você não pode deixar de conferir as demais!

Beijos